Com o intuito de otimizar as construções, os processos construtivos vêm se distanciado do tradicional e se tornando cada vez mais rápidos e secos. Os componentes que fazem parte desses métodos têm ganhado mercado e se destacado aos olhares de arquitetos e construtores.

Há inúmeros processos construtivos utilizados em todo o mundo, e a busca atual é por métodos que abandonem o tradicional e proporcionem uma construção cada vez mais rápida e seca. Isso se dá porque esses sistemas trazem vantagens de custo-benefício, agilidade e praticidade, e são aliados a uma visão de construção sustentável, pois sua utilização proporciona uma obra mais limpa. Neste sentido, os elementos que acompanham esse método tem ganhado destaque no mercado, incluindo os sistemas de vedação.

Estruturas modulares são o principal exemplo de métodos que caminham para essa nova realidade que se apresenta. A estrutura metálica, por exemplo, permite uma montagem mais rápida e limpa da obra. Mas, para que atenda às novas pretensões enquanto processo construtivo, deve estar aliada a um sistema de vedação também rápido e limpo, abandonando a alvenaria convencional. Alguns dos exemplos de vedação que atingem esse objetivo são as Placas Cimentícias, Placas de OSB e Placas de Gesso Acartonado.

As Placas Cimentícias têm como como materiais básicos o cimento e agregados minerais leves (como por exemplo, a perlita, um agregado leve, resistente e durável), podendo também conter aditivos. A resistência à flexão das placas é garantida com a colocação de uma tela de fibra de vidro em ambas as faces. Desta maneira, evita-se o surgimento de fissuras provocadas, por exemplo, pela variação de temperatura, garantido assim uma maior durabilidade do produto acabado. Para a montagem da vedação, a estrutura metálica das paredes é formada por guias e montantes, que são colocados no interior das guias, formando um quadro estável e seguro. “A grande vantagem no uso das Placas Cimentícias é sua aplicabilidade tanto para fachada quanto para divisórias de áreas molhadas e secas. Para esse tipo de sistema é importantíssimo prever todo o projeto antes da obra ser iniciada, afinal, para garantir uma construção eficiente é preciso que todos os componentes estejam alinhados”, explica a arquiteta Vanessa Spina, proprietária do escritório Traço D Arquitetura e Urbanismo. “Isto porque a instalação de tubulações elétricas e hidráulicas é feita antes da montagem das placas, garantindo que todos esses elementos fiquem embutidos junto às guias e montantes estruturais”, completa a arquiteta.


Colégio Creación, em  Araucana, no Chile: fachada em Placas Cimentícias.

As Placas Cimentícias são fixadas à estrutura por meio de parafusos especiais e as juntas são tratadas com fita e massa apropriadas, garantindo a estanqueidade final da parede, assim como uma superfície plana e uniforme, pronta para receber o acabamento final. “Outra vantagem no uso de Placas Cimentícias é que o próprio material já funciona como acabamento final da construção. Por ter um aspecto de concreto aparente, ele traz uma estética interessante ao edifício quando usado como revestimento. No entanto, é importante aplicar sobre o material, produtos que protejam as placas quanto à ação da umidade”, comenta a arquiteta Maria Fernanda Zumpano, também proprietária do escritório. “Além dessa vantagem estética, a placa garante um bom desempenho acústico do ambiente quando aliada ao uso de lã mineral de vidro ou rocha, no interior de sua parede, entre placas”.


Processo de  execução da Allianz Arena, em Munique, na Alemanha: a parede externa foi construída a partir da combinação de diferentes materiais - Placas Cimentícias, lã mineral e drywall na parte interna.

Outra opção de vedação para a construção seca são as Placas de OSB, que inclusive podem estar associadas às Placas Cimentícias. Muitos optam pelo uso em conjunto pois o material ganha mais rigidez, resultando em uma estrutura mais resistente e em agilidade no transporte das placas. "O uso do OSB e das Placas Cimentícias como um elemento único também reduz o risco de aparecimento de trincas. Isso porque a Placa Cimentícia fica fixada em toda uma superfície plana e não apenas em alguns pontos. Além disso, os componentes estruturais são reduzidos, uma vez que os montantes podem estar espaçados em até 60cm com o uso do OSB", afirma a arquiteta Vanessa.


Processo de construção de habitações com uso de Placas de OSB, desenvolvidas pela empresa Tecverde.

O OSB é um painel de madeira com uma liga de resina sintética, feita de três camadas prensadas com tiras de madeira ou "strands". É feito predominantemente de madeira reflorestada e concebido para oferecer uma resistência mecânica superior e uma grande durabilidade. Além das propriedades técnicas do material, o OBS tem características sustentáveis que vão além dos benefícios da construção seca. Como sua produção não exige o uso de árvores de grande porte, as toras utilizadas, de menor diâmetro, tem aproveitamento de 96%. Outro fator que agrega valor sustentável ao material é o fato do OSB usar madeira de Pinus como matéria prima, sendo suas florestas renováveis altamente favoráveis à redução do efeito estufa, pois capturam o CO2 emitido para atmosfera. Embora seja feito de madeira, o Painel de OSB pode ser aplicado em áreas externas, vantagem não observada no uso de Placas de Gesso Acartonado.


Ambiente com divisórias e elementos decorativos em Placas de OSB.

O Gesso Acartonado é uma placa produzida a partir do gesso e do papel cartão. Suas características permitem uma grande diversidade de usos e um ótimo resultado estético, há superfícies lisas e texturizadas, as emendas são homogêneas e permitem um bom acabamento. "As Placas de Gesso Acartonado já são mais usuais que as Placas Cimentícias e de OSB, inclusive têm uma aceitação muito grande em projetos de reformas, pela praticidade e pela facilidade de mão de obra", lembra a arquiteta Maria Fernanda. "Ainda existe certo preconceito no uso do gesso por tratar-se de um material leve e flexível. Muitos acreditam que o material não traz segurança à edificação quando usado como vedação, no entanto, sua aplicação para criação de forros e detalhes em sancas é cada vez mais notada".


Processo de montagem de vedação e ambiente em Placas de Gesso Acartonado.

É possível encontrar Placas de Gesso Acartonado em diferentes tamanhos, espessuras e modelos, que atendem às diferentes necessidades de uso. Embora existam chapas que possam ser aplicadas em área molhadas, as placas não podem entrar em contato direto com a água, sendo necessário revesti-las. Dessa forma, não é possível usar do gesso para fachadas e ambientes externos, sendo esta a maior limitação do material.

  • Quartos para Bebês

    A chegada de um bebê exige algumas transformações no espaço da casa, e o quarto do bebê é ...

    Leia mais.
  • Espaços Corporativos

    Na busca por ambientes agradáveis e estimulantes, os escri...

    Leia mais.
  • Tijolos Aparentes

    Os tijolos maciços de barro, que  foram por tempos o grande protagonis...

    Leia mais.
  • Elementos Vazados

    Presentes em fachadas, varandas ou ambientes internos, os elementos vazados têm a importa...

    Leia mais.
  • Terraços para todos os gostos

    Dotados de uma área externa a céu aberto, os apartamentos de cobertura...

    Leia mais.
  • As necessidades de um espaço para danças

    Escolas de dança ou espaços voltados para apresentações dessa arte e...

    Leia mais.
  • A herança arquitetônica de Zaha Hadid

    Nascida em 1950, a iraquiana deixou uma contribuição valiosa para a arquitet...

    Leia mais.
  • A arquitetura de Lina Bo Bardi

    Os traços modernos da arquiteta Lina Bo Bardi podem ser observados em v...

    Leia mais.
  • Fachadas Fotovoltaicas

    A utilização de painéis fotovoltaicos na vedação de edifícios se m...

    Leia mais.
  • Tendências e novidades da Expo Revestir 2016

    A feira anual apresentou peças diferenciadas e conceituais que estarão...

    Leia mais.
  • Antes residência, agora comércio

    A elaboração de projetos e regularização de processos de adaptação...

    Leia mais.
  • Porcelanato ou piso laminado?

    Na hora da reforma, muitas são as opções de piso e a escolha depende ...

    Leia mais.
  • Os cuidados para a criação de uma Área Gourmet

    Seja para churrascos simples ou refeições sofisticadas, as áreas gour...

    Leia mais.
  • A garantia de uma boa reforma

    Uma reforma satisfatória é resultado da procura pela solução ideal p...

    Leia mais.
  • Concreto Translúcido: suas possibilidades e expectativas no mercado

    Nos últimos anos, essa variação do material concreto tem tomado espaço em ...

    Leia mais.
  • Arquitetura e Acústica: aliadas para produção de uma boa música

    Vários são os fatores e cuidados que devem ser levados em consideraç...

    Leia mais.
  • Vai construir? Entenda o processo

    Quando pensamos em construir, não sabemos a quantidade de documentos ne...

    Leia mais.
  • Natal Sustentável

    Cidades apostam em ações de Natal econômicas e sustentá...

    Leia mais.
  • A praticidade e os usos diversos de um quarto

    A escolha por residências cada vez mais práticas, compactas e sem ocio...

    Leia mais.
  • Arte e música inspirando obras arquitetônicas

    Os traços simples e métricos que permeiam entre projetos de grandes arquitetos p...

    Leia mais.
  • Escadas e suas possibilidades

    Como elemento que pode ser projetado em diversas variaçõe...

    Leia mais.
  • Arquitetura para o usuário

    O projeto arquitetônico de um imóvel não deve ser resultado de um padrão desen...

    Leia mais.
  • Bibliotecas para se apaixonar

    Como motivar o interesse pela leitura, em um mundo em que os aparelhos e...

    Leia mais.
  • A união inteligente entre espaços externos e internos

    Artifício comum em residências, a integração dos ambientes internos ...

    Leia mais.
  • Vizinhos cada vez mais próximos

    O modelo arquitetônico de casas geminadas atende a diversas classes soc...

    Leia mais.
  • O banheiro deixou de ser apenas um banheiro

    Dos detalhes na arquitetura aos acabamentos e revestimentos, as opções...

    Leia mais.
  • Problemas de saúde e queda de produtividade, e a culpada é a falta de planejamento da luz

    Segundo o Ministério do Trabalho a iluminação mínima no ambiente de ...

    Leia mais.
  • Antigas construções, novos espaços de convivência e lazer

    Instituições públicas e privadas de todo o mundo têm criado ações ...

    Leia mais.
  • Casa Cor apresentou tendências do setor de arquitetura e decoração

    Maior mostra de decoração da América Latina teve como tema a brasilid...

    Leia mais.
  • Impressoras 3D revolucionam a arquitetura e a construção civil

    Acelerando processos e reduzindo custos, a máquina 3D está sendo utili...

    Leia mais.
  • Compatibilização de projetos reduz tempo e custos da obra

    Procedimento que deveria ser utilizado em todas as obras, a compatibiliz...

    Leia mais.
  • Da Expo Revestir para a sua casa: dicas das arquitetas

    As arquitetas do Traço D Arquitetura e Urbanismo estiveram em São Paulo para a 13...

    Leia mais.
  • Parede de concreto, uma técnica construtiva de velocidade e economia

    A utilização de novos métodos na construção civil é incentivada pelo crescime...

    Leia mais.
  • Cadê o espaço planejado do meu armário?

    Em pequenos ambientes ou nos mais amplos, os móveis planejados têm se tornado um ...

    Leia mais.
Ver todas